Laxantes como modo de Emagrecimento: Certo ou Errado?

15 Janeiro, 2014

Olá amigas (os) hoje quero vos falar sobre um assunto muito importante: uso de Laxantes como modo de emagrecimento.Muitas de nós já os usamos para emagrecer (principalmente quando nos preparamos para o verão) ou quando comemos demasiado mas os laxantes têm de ser usados com muito cuidado.

 
Esta chamada de atenção vem depois de ter visto o programa de Tv Dr. Oz Show e ter reparado como todas as pessoas á volta do mundo usam estes produtos de forma muito natural e realmente falo por mim, nunca pensei nas consequências apenas nos resultados que pretendia.

Os laxantes encontram-se no mercado de todas as formas e tipos mas estes fármacos são muito usados pelas pessoas sem que haja um controlo por parte destes ou de alguma instituição e quando consumidos em excessos provocam doenças intestinais (irritação intestinal), físicas (anemia, fraqueza, etc.) e psicológicos.

Os Laxantes provocam irritação nas paredes dos intestinos (a qual fica vermelha) levando a contrações intestinais (por vezes acompanhados de dores abdominais), e posteriormente a defecar de forma líquida. Os intestinos desta forma não conseguem absorver os nutrientes ingeridos, mesmo que estes sejam os necessários para o nosso organismo, e a pessoa realmente emagrece.

Aqui vai a chamada de atenção: a pessoa realmente emagrece mas qual é o preço a pagar: a sua saúde. Existe o risco de vício por parte do intestino que não consegue defecar sem que seja desta forma, tornando a pessoa dependente destes tipos de fármacos.

Como dar a volta a situação: Para quem quer emagrecer ou tem problemas intestinais deve apostar no consumo de fibras, ou seja, deve aumentar o consumo de alimentos ricos em fibra: frutas, legumes e cereais.

As fibras ajudam a emagrecer porque regulam os intestinos de forma natural, estimulando o seu funcionamento e também conferem a sensação de saciedade evitando deste modo que se coma alimentos desnecessários e que na maioria das vezes nos levam a engordar.

Para quem se encontra em situação de grande dependência destes fármacos deve procurar o seu médico e explicar-lhe a situação. Espero vos ter ajudado.

Bisous

You Might Also Like

Sem Comentários

Deixar comentário