Arroz Integral by Inês Vitorino

14 Julho, 2016

Hoje venho falar de um alimento versátil e verdadeiramente nutritivo que tem de estar presente na ementa de quem quer fazer uma alimentação mais saudável, arroz integral.

Infelizmente ele não tem boa fama. Eu própria antes de aprender a cozinhá-lo, num curso de macrobiótica, achava que era um daqueles alimentos complicados de fazer, porque sempre ouvi dizer que, tinha de ser feito em panela de pressão (não sei funcionar com ela) e ainda assim demorava imenso tempo a cozinhar… para além de que havia uns quantos mais segredos para ele não ficar demasiado seco ou queimado, enfim… percebem porque não me inspirava muita confiança, e continua a não inspirar a muitas pessoas?

Desde a 1ª vez que coloquei mãos na massa, percebi que simplesmente não passava de um mito. Desfeito o mito, estou aqui para partilhar convosco o passo a passo simples para se deliciarem com arroz integral.

Ingredientes:

– Arroz integral

– Temperos: sal, cebola, alho, legumes a gosto

– Azeite

Passo 1:

 Coloquem o arroz integral de molho em água de um dia para o outro ou três horas antes de cozinhar (se não  conseguirem, nem que seja meia hora já faz alguma diferença.) Isto serve para facilitar a digestão e absorção.

 Passo 2:

Para ficar um arroz mais saboroso, refoguem cebola, alho e vegetais da vossa preferência com azeite, mas sem o arroz integral, se o fizerem o arroz vai demorar ainda mais tempo a cozinhar.

 Passo 3:

 Acrescentem água ao refogado e por último, quando a água começar a ferver, o arroz. A quantidade de água deve ser o dobro da quantidade de arroz (por exemplo, se forem fazer 1 chávena de arroz, coloquem 2 chávenas de água); Temperem com sal a vosso gosto. Podem ainda juntar duas colheres de sopa de sumo de limão para otimizar o processo de cozedura.

 Passo 4:

 Deixem cozinhar por aproximadamente 20 minutos em lume brando, ou até amolecer ao vosso gosto. Se for necessário adicionem mais água.

You Might Also Like

Sem Comentários

Deixar comentário