Gomásio by Inês Vitorino

21 Julho, 2016

Já vos aconteceu ficar in love por algum alimento com uma só colher? A mim já várias vezes. Uma delas foi durante o curso de macrobiótica, quando provei gomásio. Como é possível algo tão pequenino ter um sabor tão poderoso e divinal? Recomendo a todas provarem e a fazerem as experiências mais fantásticas com esta semente rica em cálcio.

Ingredientes:

Sementes de sésamo
Sal marinho

Preparação:

Numa frigideira metam sal marinho a tostar. É só até ele ficar baço – sinal que já perdeu a humidade.
Depois coloquem o sal num almofariz e moam o sal até ficar em pó.
Coloquem as sementes de sésamo a tostar na mesma frigideira (a quantidade de sementes e sal depende do tamanho da frigideira – o ideal é que as sementes cubram todo o diâmetro da frigideira mas sem ficar em excesso)
Para terem uma referencia das quantidades eu faço numa com cerca de 22 cm de diâmetro e uso as seguintes medidas:

1 colher de sobremesa de sal
18 colheres de sobremesa de sementes de sésamo

Tostem as sementes em lume médio, á medida que vão abanando a frigideira para as sementes não queimarem durante 4 minutos.
Quando começarem a dourar, saltar e a libertar um aroma delicioso, experimentem esmagar uma semente com os dedos e se partir com facilidade estão prontas.
Depois é só colocar as sementes no almofariz onde já está o sal e moer tudo junto, até cerca de metade das sementes ficar moída.
Guardem num frasco de vidro que de para fechar para durar mais tempo. Depois é só ir fazendo experiências ? mas para mim elas combinam com quase tudo ? sopas, saladas, arroz, fruta, iogurtes…

You Might Also Like

Sem Comentários

Deixar comentário